Foto: Hélio Suenaga / terra.com.br (09/04/2015) |
Umas das
novidades da divisão principal do campeonato paulista de futebol em
2015 foi a primeira participação do Red Bull. O time foi fundado em
19/11/2007 e antes de chegar na elite disputou todas as divisões de
acesso do estado de São Paulo. A equipe pertence a famosa marca
mundial de energéticos. Possui o nome da bebida desde a fundação,
ou seja, não se trata de um patrocínio eventual ou até mesmo uma
franquia.
Após
consulta ao CNPJ na Receita Federal é possível comprovar que a
matriz austríaca detém todas as cotas de capital do clube de
futebol e da revendedora de energético no Brasil, além disso o
administrador FERNANDO BENEDITO DE FREITAS acumula a função de
gestor nas duas organizações. Está descartado por completo qualquer comparação como o que existe muito comumente no vôlei
quando as empresas patrocinam ou assumem o comando de equipes já
existentes e rebatizam a agremiação com o nome da sua marca. Para
exemplificar o caso, basta verificar que o Rio de Janeiro Vôlei
Clube é inscrito na Superliga de voleibol feminino como Rexona-Ades.
A Red
Bull é a principal marca de energéticos do mundo e para se manter
no topo do mercado ela faz pesados investimentos no marketing e no
esporte. A empresa do touro vermelho patrocina os mais variados
atletas de esportes extremos, possui escuderias em diversas
categorias de automobilismo e é dona de cinco equipes de futebol no
mundo. Os times estão situados na Áustria, Alemanha, Estados
Unidos, Gana e Brasil. A versão brasileira está sediada na cidade
de Campinas.
Imagem: esporte.uol.com.br (09/04/2015) |
Em janeiro de 2015, antes de estrear no campeonato paulista, o time do interior de São Paulo jogou um jogo amistoso contra o Palmeiras. Foi a primeira vez que o Red Bull teve sua participação transmitida por uma grande emissora de televisão (Sportv). É público e notório que o esporte da TV Globo e suas subsidiárias seguem uma política restritiva em relação a marcas durante matérias e transmissões. Seguindo essa linha, os locutores se referiram ao grupo rubro taurino como o RB Brasil. Para completar a postura restritiva, o canal violou o distintivo do clube e omitiu todas as palavras da figura. A emissora repetiu a mesma postura adotada na Fómula 1 quando decidiu que a escuderia com o nome da bebida seria chamada de RB Racing ou RBR.
Distintivo real e o distintivo do Sportv |
Segundo
consta, não há nenhuma cláusula nos contratos de transmissão
esportiva da TV Globo que trate da nomenclatura dos clubes
participantes. Também não existe nenhum dispositivo que obrigue a
emissora chamar a Sociedade Esportiva Palmeiras apenas de Palmeiras.
O clube assim é chamado pela forma como é conhecido pelo público.
A Globo jamais se atreveria a chamar o famoso Palmeiras de Sociedade
ou até mesmo de SEP. O time de Campinas deveria ser chamado pelo
nome original porque assim que é conhecido, está claramente
comprovado que não se trata de um patrocínio e porque é assim como
a equipe é chamada. É o Red Bull.
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