quinta-feira, 9 de abril de 2015

A Globo criou um time de futebol

Foto: Hélio Suenaga / terra.com.br (09/04/2015)

Umas das novidades da divisão principal do campeonato paulista de futebol em 2015 foi a primeira participação do Red Bull. O time foi fundado em 19/11/2007 e antes de chegar na elite disputou todas as divisões de acesso do estado de São Paulo. A equipe pertence a famosa marca mundial de energéticos. Possui o nome da bebida desde a fundação, ou seja, não se trata de um patrocínio eventual ou até mesmo uma franquia.

Após consulta ao CNPJ na Receita Federal é possível comprovar que a matriz austríaca detém todas as cotas de capital do clube de futebol e da revendedora de energético no Brasil, além disso o administrador FERNANDO BENEDITO DE FREITAS acumula a função de gestor nas duas organizações. Está descartado por completo qualquer comparação como o que existe muito comumente no vôlei quando as empresas patrocinam ou assumem o comando de equipes já existentes e rebatizam a agremiação com o nome da sua marca. Para exemplificar o caso, basta verificar que o Rio de Janeiro Vôlei Clube é inscrito na Superliga de voleibol feminino como Rexona-Ades.

A Red Bull é a principal marca de energéticos do mundo e para se manter no topo do mercado ela faz pesados investimentos no marketing e no esporte. A empresa do touro vermelho patrocina os mais variados atletas de esportes extremos, possui escuderias em diversas categorias de automobilismo e é dona de cinco equipes de futebol no mundo. Os times estão situados na Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Gana e Brasil. A versão brasileira está sediada na cidade de Campinas.

Imagem: esporte.uol.com.br (09/04/2015)

Em janeiro de 2015, antes de estrear no campeonato paulista, o time do interior de São Paulo jogou um jogo amistoso contra o Palmeiras. Foi a primeira vez que o Red Bull teve sua participação transmitida por uma grande emissora de televisão (Sportv). É público e notório que o esporte da TV Globo e suas subsidiárias seguem uma política restritiva em relação a marcas durante matérias e transmissões. Seguindo essa linha, os locutores se referiram ao grupo rubro taurino como o RB Brasil. Para completar a postura restritiva, o canal violou o distintivo do clube e omitiu todas as palavras da figura. A emissora repetiu a mesma postura adotada na Fómula 1 quando decidiu que a escuderia com o nome da bebida seria chamada de RB Racing ou RBR.

Distintivo real e o distintivo do Sportv

Segundo consta, não há nenhuma cláusula nos contratos de transmissão esportiva da TV Globo que trate da nomenclatura dos clubes participantes. Também não existe nenhum dispositivo que obrigue a emissora chamar a Sociedade Esportiva Palmeiras apenas de Palmeiras. O clube assim é chamado pela forma como é conhecido pelo público. A Globo jamais se atreveria a chamar o famoso Palmeiras de Sociedade ou até mesmo de SEP. O time de Campinas deveria ser chamado pelo nome original porque assim que é conhecido, está claramente comprovado que não se trata de um patrocínio e porque é assim como a equipe é chamada. É o Red Bull.

Nenhum comentário:

Postar um comentário