terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Alternativas para um Gol GTI

Gol GTI 1992 
Foto: Renato Bellote / revista.webmotors.com.br (13/01/2015)

O Gol GTI da Volkswagen foi um modelo de veículo esporte fabricado de 1989 até o ano 2000 sendo considerado até hoje o principal esportivo nacional da década de 90. A revista Quatro Rodas (Edição nº 348) na época do seu lançamento o classificou como o então novo campeão brasileiro. A versão tinha como principais características o visual esporte, o motor 2.0 e a injeção eletrônica. O carro foi o primeiro modelo comercial nacional a possuir o sistema eletrônico para o arranque do motor, antes os propulsores eram equipados com o hoje obsoleto carburador. Apesar dos anos que passaram o Gol GTI até hoje desperta a paixão de muitos admiradores e se mantém bastante valorizado no mercado de compra e venda.

Atualmente o cidadão que não possui recursos financeiros ou simplesmente não tem a oportunidade de adquirir o GTI pode recorrer ao modelo GTS que mantém o visual esportivo mas é uma versão mais barata por ter um desempenho mecânico inferior já que utiliza o motor 1.8 com carburador. Outra alternativa para suprir a necessidade de consumo mas sem nenhuma originalidade é recorrer as contestáveis adaptações visuais que acabam sempre apresentando falhas ou deficiências, conforme exemplo a seguir. Após consulta ao DENATRAN foi possível identificar que o proprietário do veículo de placa BLL-6063 tentou transformar um básico Gol CL 1.8 (1993/1993) no badalado GTI 1992.

Foto: do autor (29/12/2014)

 
Mesmo com todo esforço para adaptar diversos itens como para-choque, frisos laterais, faróis, aerofólio traseiro e antena de rádio o seu proprietário não incluiu o escapamento duplo que era uma característica marcante do modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário